Introdução à Ornitologia
Ornitologia é uma ciência dedicada ao estudo das aves, sendo um ramo da Zoologia que estuda todos os animais. O ornitólogo está atento sobre a distribuição das aves no planeta, o estado de conservação, onde elas habitam, o hábito e o modo de vida, as características morfológicas, fisiológicas, comportamentais e ecológicas no ambiente natural.
Carcará (Caracara Plancus)
Mas quem são as aves?
Com toda a certeza você já viu uma ave, seja no quintal de casa, na árvore de uma praça ou em um fio elétrico da rua, pois as aves estão muito presentes no nosso dia a dia. Mas você já parou para pensar: o que é uma ave e quais são suas características? É justamente sobre isso que iremos falar nesse texto.
As aves compõem um grupo de animais vertebrados que evoluíram a partir dos répteis, mais especificamente de dinossauros já extintos. As características das aves seguem descritas.
O corpo de uma ave é revestido por penas sendo que as penas das asa e da cauda são adaptadas ao voo.
Possuem bicos sem dentes
Seu esqueleto é constituído de ossos ocos deixando o corpo mais leve
Possuem sacos aéreos interligados aos pulmões e a forma de respiração das aves é adaptada ao voo
Possuem asas adaptadas para o voo
São bípedes
São animais homeotérmicos e regulam a temperatura do corpo
São ovíparas e os filhotes nascem de ovos com casca dura
Vamos usar o bem-te-vi como exemplo e conhecer as partes do corpo de uma ave. Conhecer as partes básicas ajuda muito quando queremos descrever uma ave para alguém.
Anatomia do Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), imagem ilustrativa. Ana Pavani, 2022.
Assim, para descrever um bem-te-vi podemos dizer: ele possui um bico com as mandíbulas superior e inferior pretas, olhos castanhos, sobrancelhas brancas, máscara negra e garganta branca. A região ventral, do papo até o crisso é amarelado. As penas das asas (rêmiges e retrizes), das costas e da cauda (retrizes) são amarronzadas. Já o tarso e os dedos são negros.
Há mais de 10 mil espécies no planeta, tirando as que já estão extintas. Entre as existentes, a variedade de aves é enorme: diferentes tamanhos, formatos, comportamentos e habitats (local onde vivem) coloração de penas, variação dos cantos e dos bicos. Há aves minúsculas de 5 cm como o beija-flor-de-cuba e enormes de 250 cm como o avestruz. Há aves que voam e que não voam, mesmo possuindo penas e asas: é o caso dos pinguins e das aves ratitas (emas e avestruzes). Uma avestruz pode não voar mas podem alcançar cerca de 60Km por hora correndo! E ninguém entre as aves nada como os pinguins. Além disso, uma das variações que mais nos encantam é o canto das aves. Se você ficou curioso sobre as diferentes formas, cantos e comportamentos que existe no mundo das aves, dá uma olhadinha nesse vídeo sobre as aves do Brasil:
Diversidade de aves
Quantas aves existem?
A diversidade das aves está diretamente relacionada ao ambiente onde elas vivem. A classificação das aves varia conforme os autores que estudam elas, segundo a classificação cientificamente mais aceita (a de Sibley-Ahlquist) existem 146 famílias e 23 ordens de aves conhecidas e mais de 10 mil espécies.
Entre as aves pequenininhas brasileiras está o beija-flor-de-peito-azul com cerca de 10cm de comprimento. A nossa campeã é a ema com quase 1,75cm de altura. E uma das aves com a maior envergadura está o urubu-rei que pode atingir quase 2m de comprimento!
O Brasil conta com uma lista de 1.971 espécies, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), ficando em terceiro lugar em termos de número de espécies. Segundo a BirdLife International, uma sociedade científica internacional que monitora as aves do planeta, ficamos atrás da Colômbia e da Indonésia.
urubu-rei (Sarcoramphus papa) e beija-flor-de-peito-azul (Chionomesa lactea) na mesma escala de tamanho, imagem ilustrativa
Você conhece o Wikiaves? É uma plataforma da internet que reúne um banco de de dados das aves brasileiras com fotos e arquivos sonoros. Conforme o número de observadores de aves da cidade, dá para se ter uma ideia sobre o painel de aves. Por exemplo, no município de Botucatu, localizado no interior do Oeste Paulista,
em 2023 há 376 espécies catalogadas (quero conhecer). O Laboratório de Etologia do Instituto de Biociências de Botucatu, ao qual o Passarinhando está sediado, contribui os levantamentos e monitoramento da avifauna. Em 2018 foi publicado um guia de aves (Nishida e colaboradores) com 310 espécies e m 2023, a comunidade de aves aumentou para 388 espécies. A Professora Silvia Nishida, idealizadora do projeto Passarinhando e e seus estagiários fotografaram várias espécies.
Gostou de saber um pouco mais sobre as aves e quer aprender muito mais? Então venha descobrir o maravilhoso mundo das aves!!