Etnornitologia no Passarinhando
Você sabia que o conhecimento popular de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caiçara entre outros sobre a Natureza e os animais é fascinante? O conhecimento popular sobre Natureza é conhecido por Etnobiologia. Antes do advento da Ciência como a conhecemos, esses povos já detinham conhecimentos fundamentais à sobrevivência da nossa espécie. Enquanto a Ornitologia dedica-se ao estudo científico sobre as aves, a Etinoornitologia ao estudo dos conhecimentos populares e de diferentes culturas.
O Passarinhando valoriza o conhecimento dos povos tradicionais, pois tanto as culturas indígenas e quilombolas são parte da nossa cultura e que não devem, jamais serem esquecidas.
Assim, a Caipora, ser encantado presente em muitas culturas ao redor do Brasil, principalmente, trouxe esse diálogo em 2022.
Quem é a Caipora?
O termo “caipora” vem do Tupi-Guarani, Caapora, que significa habitante do mato, um ser protetor das matas e dos animais cujas descrições variam de região para região no Brasil. A Caipora protege o sustento da comunidade, mas os caçadores devem poupar as fêmeas prenhes ou com filhotes. E se algum caçador descumprir o trato a Caipora o confundiria na mata pregando peças, vocalizando grunhidos, uivos e assobios assustadores para aprenderem a lição.
Em nosso Projeto, a Caipora foi personificada pela Tainara Cateli Sette, estudante de Medicina Veterinária da UNESP Botucatu, que contribuiu com contação de histórias seja sobre os serviços ecológicos prestados pelas aves ou histórias tradicionais.
Ficou curioso para ouvir uma história contada pela Caipora? Então assovie para que ela venha contar uma história e solte o play para ouvir sobre a Origem do Beija-flor:
Dicas interessantes
Se você se interessou pelo tema da Etnoornitologia, recomendamos a leitura do livro "En-canto: a Etno-ornitologia no sul de Mato Grosso" das autoras Maria Niely de Freitas e Maria Correte Pasa.