Levantamento de avifauna
​Levantamento de avifauna diz respeito à prática de identificação e caracterização da comunidade de aves presentes em uma região, determinando as espécies viventes fixas ou temporariamente neste ambiente.
Ornitólogo Bruno Oliani fazendo registro fotográfico de uma ave.
Botucatu é um município do oeste paulista que encontra-se inserido sob a formação rochosa conhecida como “Cuesta Basaltica”. Sobre este relevo, revela-se o encontro de dois biomas: da Mata Atlântica do interior, também conhecida como Floresta Estacional Semidecidual e o Cerrado. O fato de ser uma zona de ecótono de ambos os biomas, a grande variedade de habitat é muito grande.
Cuesta Basaltica de Botucatu com diferentes paisagens.
Desde 2009, a equipe do Laboratório de Etologia da UNESP Botucatu se esforça para cobrir o máximo de pontos de observação de aves na cidade. Até agora a cobertura são os 15 áreas de levantamento e de monitoramento como pode observado no mapa abaixo:
Mapa de localização do Município de Botucatu-SP e pontos de estudo da comunidade de avifauna
Até o ano de 2023, foram registradas 385 espécies de aves em Botucatu, sendo que destes 15 são endêmicas, ou seja, habitam apenas estes tipos de biomas. Também há pelo menos 29 ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção no estado de São Paulo. Uma das finalidades dos projetos e atividades de extensão universitária das universidades públicas é o de retornar à sociedade o investimento que elas recebem por meio dos impostos de renda tributados aos cidadãos. As produções bibliográficas abaixo é uma das nossa devolutivas à sociedade.
Guia de aves: Que bichos moram no Jardim Botânico do IB?
(NISHIDA et al, 2012)
Guia de aves de Botucatu e São Manuel
(NISHIDA et al, 2018)
Guia de aves da EMEFI Hernani Donato, Botucatu-SP
(BARROS et al, 2022)