O canto e o encanto das aves que cantam
Que as aves possuem belas vocalizações você já sabe, não é mesmo? Afinal, com toda certeza um dia você já deve ter escutado, na cidade ou no campo, o canto do bem-te-vi alegrando o dia. Ou do sanhaço-cinzento? Mas você já parou para pensar como e por quê as aves cantam? Por que tantos cantos diferentes, uns mais harmônicos, outros dissonantes e outros mais simples? Ficou curioso sobre o assunto? Então você está no lugar certo, continue descendo o texto que responderemos tudo isso pra você!
Passe o mouse e ouça o canto do bem-te-vi
Passe o mouse e ouça o canto do sanhaço-cinzento
Mas por que as aves cantam?
Assim como nós usamos a voz para nos comunicarmos uns com os outros, as aves também o fazem! Veja o sabiá-barranco exemplificando como as aves fazem isso:
Canto: Na época da reprodução os machos cantam vocalizando sons harmônicos que tanto nos encantam e servem para atrair as fêmeas e avisarem outros machos sobre o seu território.
Grito de alarme: Na época da reprodução os machos cantam vocalizando sons harmônicos que tanto nos encantam e servem para atrair as fêmeas e avisarem outros machos sobre o seu território.
Chamado: usam sons curtos e mais baixos para manter contato os membros do mesmo grupo (casal, família e do mesmo bando)
Outras nem cantam, como no caso do urubu-preto que apenas
produz ruido!
Em algumas espécies de aves o casal realiza duetos vocais, isto é, invés de sozinho, o macho e a fêmea cantam juntos, como neste casal de seriema!
Passe o mouse
Gravação de Marcos Melo, 2020
Afinal, como a ave canta?
Nós humanos, como os demais mamíferos, vocalizamos usando a laringe, mas as aves usam a siringe. Esses dois órgãos que produzem sons ficam no sistema que usamos para respirar o ar chamado traqueia. Quando respiramos o ar passa pela laringe dos mamíferos e a siringe das aves que ficam na bifurcação da traquéia. Com a passagem do ar, ocorre a vibração das cordas vocais, que são dobras musculares na laringe ou na siringe, fazendo com que os respectivos sons dos animais sejam produzidos. A variação da altura (frequência) e do volume (intensidade) dos sons depende da atividade dos músculos vocais, controlados pelo cérebro. Legal, né?
Voz humana, Trevisan, 2023
Pula-pula-assobiador Gravação de Guy Kirwan, 2019
Cada espécie de ave possui um repertório vocal típico. Assim, os ornitólogos, mesmo sem ver a ave, podem identificá-la, apenas ouvindo o seu canto. Uma ave pode cantar por até 7 minutos, porque diferentemente de nós, ela pode respirar enquanto canta, pois o sistema respiratório é diferenciado. Ah, você não acredita? Então tente falar alguma coisa enquanto inspira (puxamos o ar para dentro)! Viu como é difícil? Nós seres humanos falamos (ou cantamos) quando expiramos o ar, ou seja, quando colocamos o ar para fora. Isso porque as pregas vocais se fecham durante a inspiração ou quando não falamos.
Dom da natureza que pode ser um pesadelo
As aves do grupo Passeriformes, que chamamos de pássaros ou passarinhos e que cantam harmonicamente são chamadas aves canoras. Essa habilidade torna as aves canoras alvos de pessoas que gostam de prendê-las em gaiolas para escutá-las, infelizmente…Entre elas estão o azulão, canário-da-terra, curió, coleirinha, bigodinho, pássaro-preto, trinca-ferro, sabiás entre várias outras. Observar e ouvir as aves livres na Natureza é certamente muito melhor e tem como ser! Assista esse vídeo do canal Planeta Aves que o Willian Menq produz!
Outra habilidade que fascina os humanos é a dos papagaios e das araras que não são aves canoras que imitam a nossa fala e até "cantam''. Além desta habilidade a bela plumagem torna as aves da família dos papagaios e araras, cobiçadas para a criação em cativeiro! É muito triste. Você já assistiu a famosa história da ararinha-azul (Rio) considerada extinta na Natureza? Se ainda não viu, essa é a nossa recomendação pra você! Além disso, trouxemos uma tirinha do Armandinho sobre a importância das aves serem livres, olha que interessante: