top of page

Alimentação das aves e tipos de bico

Você já reparou como as aves possuem bicos diferentes entre as espécies? Existem bicos grandes e coloridos como dos tucanuçus; compridos e finos como das garças e outros curvados como das araras e papagaios. Mas você sabe o porquê das aves terem uma variedade tão grande de tamanhos e formatos de bicos? Vem com a gente que nós vamos te mostrar!

BICOS 1 CORRIGIDO.png

Ilustração mostrando diferentes tipos de bicos em diversas espécies de aves. Ana Fratino, 2023.

Como é o bico das aves?

O bico das aves é formado de dois tecidos: o ósseo (parte dura) e a córnea (semelhante à unha dos dedos). Outra coisa própria das aves é que não possuem dentes.  É com bico que a ave captura o alimento e depois o ingere. Além da alimentação, o bico serve para ela se limpar, carregar material de ninho e construir ninho. 

O bico das aves é formado por duas partes: a mandíbula superior e a  mandíbula inferior. No bico existe também um par de narinas, que é por onde o ar entra e sai durante a respiração da ave, exceto os gansos-patola que respiram pela boca. Na foto ao lado temos o bico de um quero-quero onde podemos observar todas essas estruturas. 

Quero-quero (Vanellus chilensis)

tucano alimento_edited.png

A variação no formato e tamanho do bico está intimamente associado ao hábito alimentar, ou seja, vai depender do que a ave costuma se alimentar. Como por exemplo o tucanuçu, que possui um bico alongado e especializado para capturar frutos, como da embaúba da imagem ao lado. Quer entender um pouco mais sobre a variedade dos bicos das aves? Então é só rolar pra baixo que nós explicamos pra você!

O que explica variedade de bicos das aves?

Você já ouviu este ditado popular? "Diga-me com quem andas e digo quem és? Podemos fazer uma analogia e dizer: “Diga-me como é teu bico e te direi o que comes”. De fato, a forma e o tamanho dos bicos das aves está muito associado ao que a ave come. A seguir apresentamos a guilda alimentar das aves.  

Saira-viúva (Pipraeidea melanota).jpg

saíra-viúva (Pipraeidea melanonota)

Aves frugívoras: estas se alimentam da polpa carnosa e macia dos frutos maduros. Se o fruto for pequeno as aves o engolem o fruto inteiro com a semente. Muitas sementes precisam passar pelo trato gastrointestinal dos animais para poder germinar depois de defecada ou regurgitada. É uma troca: a ave aproveita a parte nutritiva e dispersa as sementes da planta. Ao lado temos uma saíra-viúva se alimentando de frutinhos.

Aves granívoras: São as aves que se alimentam de sementes e grãos duros e possuem bicos cônicos e robustos para quebrarem a casca. A patativa ao lado é um bom exemplo.

Patativa.png

patativa (Sporophila plumbea)

Aves nectarívoras: São as aves que se alimentam do néctar das plantas, como os beija-flores que possuem bico longo e uma língua comprida. Seu bico está adaptado para alcançar o néctar de flores tubulares e coloridas. O exemplo ao lado é do beija-flor-de-bico-curvo alimentando-se nas flores da espora-de-galo.

Beija-flor-de-bico-curvo_SMN.JPG

beija-flor-de-bico-curvo (Polytmus guainumbi)

Surucua variando.jpg

surucuá-variado (Trogon surrucura)

AVES INSETÍVORAS: São as que se alimentam principalmente de insetos e suas larvas. Há aves que caçam insetos voadores como as andorinhas ou outras preferem as larvas escondidas dentro dos galhos das árvores como os pica-paus e arapaçus. O surucuá-variado ao lado, prefere se alimentar de borboletas e mariposas. O formato do bico das aves insetívoras vai depender da espécie de artrópode da qual se alimenta.

Aves carnívoras: estas aves capturam suas presas vivas. Caçam as presas com os pés, depois as carregam e com os bicos fortes e em formato de gancho, cortam e rasgam a carne de pequenos vertebrados.  Veja na imagem ao lado um Falcão-peregrino que acabou de caçar um Bem-te-vi e está carregando.

Falçao-peregrino.jpg

falcão-peregrino (Falco peregrinus)

Garça-branca-grande.jpeg

garça-branca-grande (Ardea alba)

Aves piscivoras: estas se alimentam principalmente de peixes como os martim-pescadores, garças, biguás e tantas outras. A Garça-branca-grande por exemplo, fica nas margens de rios e riachos e fica esperando a oportunidade de arpoar o peixe com bico alongado e fino.   

Aves detritívoras: São as aves como os urubus e os abutres que se alimentam de animais mortos ou das suas carcaças.  Ao se alimentarem de cadáveres em decomposição, desempenham a função de "faxineiras" da Natureza. Ao lado, está o Urubu-preto, com seu bico longo, duro e recurvado descarnando a carcaça de um gambá.

Urubu-preto.jpg

urubu-preto (Coragyps atratus)

bem-te-vi predando.jpg

bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

AVES ONÍVORAS: são as que se alimentam de itens de origem animal e vegetal sendo generalistas. Com uma dieta diversificada, o bem-te-vi possui um bico reto que funciona como uma pinça para capturar pequenas presas. O bico das aves onívoras também serve para pinçar frutos maduros.  

Sabia que o bico das aves também possui outras funções?

Além da alimentação, os bicos das aves possuem outras funções importantes como transportar materiais e construir ninhos, alimentam a sua cria e pentear as preciosas penas. Assista a agilidade desse casal de João-de-barro construindo seu ninho juntos. 

que bichos vivem no JB (1).png
que bichos vivem no JB (1).png
que bichos vivem no JB (1).png
que bichos vivem no JB (1).png
bottom of page